sábado, junho 02, 2007

Uriah Heep - Demons and wizards - 1972

O Clássico do Uriah Heep... hard progressivo de primeira.

terça-feira, maio 29, 2007

King Crimson - USA - 1974

Cd ao vivo do Crimson. Talvez a capa tenha infuênciado o inventor do celular :).

King Crimson - Starless and bible black - 1974


Aqui o Crimson destila qualidade e maturidade em doses Homéricas... The night watch e Trio são marcantes. A voz de John Wetton (futuro Asia) é inigualável.

King Crimson - Red - 1974


O que pensar de um cd de capa preta com o nome vermelho ? ... aqui ninguem é "flamenguista" mas "botafogo" em nossas mentes !!! Espetacular trabalho... Starless é viajante e intrinsecamente tocante.

King Crimson - Lark's tongues in aspic - 1973


Bom trabalho do Rei escarlate. Exiles é razante...

King Crimson - Lizard - 1970


Lizard é daqueles cds que se deve ouvir do início ao fim sem piscar...
Jon Anderson (vocal do Yes), empresta sua voz anegelical na suite "Lizard", que mescla levadas jazzistica de piano com oboés eruditamente dosados... se Ravel fosse vivo teria regido a galera... perfect!

King Crimson - In the wake of poseidon - 1970







Robert Fripp sempre foi o guia do King Crimson, e neste cd, ainda com Greg Lake (futuro vocalista, baixista e guitarrista do ELP), sua guita chora timbres surreais acompanhada pelo bom e velho Melotron... cadence and cascade ainda mexe com meus neurotransmisores e neuroreceptores...


In the wake of poseidon (música 4) é irmã gêmea de 'Epitaph" do 1º cd, já postado aqui... o melotron me reporta a momentos febrís de eloqüência neural...


Boa viagem...

Roxy Music - Stranded - 1973


O Roxy Music foi uma banda camaleã. Teve como mentores os Bryan's star:: Bryan Ferry e Bryan Eno, mentes poderosas...
Este cd é da fase progressiva do Roxy.

Renaissance - Tuscany - 2000

Belo cd do Renaissance gerado através da reunião do violonista das antigas Michael Dunford, do batera Terrence Sullivan e de Annie Haslan... lembra muito a fase áurea e tem uma canção que homenageia o Brasil: Life in Brazil... moreless.

Breve postarei os ao vivo e alguns bootlegs do Renaissance... t+.

Annie Haslan - Live under Brazillian skies - 1998

Que maravilha de cd! Annie Haslan esteve no Brasil em 1998 e fez shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Petrópolis. Este cd registra trechos das aprtesentações.

Renaissance - Songs from Renaissance days - 1997


Excelente compilação! A versão de "America" de Simon & Garfunkel ficou maravilhosa.

Renaissance - Time line - 1983

Não vou escrever muito sobre este cd, pois o que comentei sobre o anterior "Camera camera" serve de sinópse para ele...

Renaissance - Camera, camera - 1981

10º trampo de estúdio do Renaissance... pop até na capa, uma mescla de "James Bond" com "Túnel do tempo", e de luto! ... talvez o final da canção "Ukraine ways" seja o último suspiro progressivo desta banda que eu amo demais da conta.
No mais, acho que continuaria ouvindo Renaissance mesmo que gravassem um cd de axé, pagode ou brega, pois a voz soprano de Annie Haslan, que alcança 8 oitavas,é superior a tudo de ruim que uma banda pode produzir para se adequar ao mercado capitalista.
Ps: Upei desta vez pelo Easy share.

Renaissance - Scheherazade and other stories - 1975

O 6º trabalho do Renaissance... excelente album. A suite de 24:39 minutos " Song of Scheherazade " com 9 partes é, no meu ponto de vista, uma das mais perfeitas do Progressivo mundial.

segunda-feira, maio 28, 2007

Renaissance - Turn of the cards - 1974


Annie Haslan na flor da mocidade....

5º do Renaissance ( o 4º já postei ).

Renaissance - Prologue - 1972

3º do Renaissance, já com a maravilhosa voz de Annie Haslan....

Renaissance - Ilusion - 1970


2º do Rnaissance, ainda sem Annie Haslan, porém bom.

Renaissance 1 - 1969

Primeirão do Renaissance... ainda sem a excepcional voz da Annie Haslan mas muito bom. Na canção " the sea " a voz da cantora Jane Helf prepara nossos ouvidos para o que viria...

domingo, maio 27, 2007

Minha resenha....


Sou cria de gente humilde... vinda da ribanceira cabocla, as margens dos “Igapós” e “Igarapés” encantados.
Neto de seringueiro... filho de “garapeiro”... cultivei cada ensinamento, conto, “potoca” e lamento... de sentimentos rasteiros e cantos mateiros.
Meu avô me ensinou a amar a alegria... viver cada dia o sorriso que lhe conferia... nas tardes ardis balançava... de papo pra “riba” e barriga elevada... o açaí que tanto tomava, trazia a azia... mas nos alimentava.
Me enraizei em terra interiorana... fonte de inspiração latente. Terra que pariu o “ponteado” de mestre Vieira... o inventor da “guitarrada”. Cenário da peleja da Cabanagem... aqui as lendas se mesclam á realidade... o povo ri, dança, mesmo de barriga vazia.
Nossa música, interiorana, sem regras ou partituras, as vezes “camba” ao arrasta - pé... depois balança nossa mente, como rede de “mãe com menino novo”.
Como as cantorias da terra de Elomar e seu Ribeiro, também cantamos e “ponteamos” nossos lamentos, em tonalidades simples, porém prazerosas .

Gmpastana... madrugada inerte... Vila dos Cabanos, interior
do Pará 02:46
hs

Rick Wakeman - Journey to the centre of the earth - 1974



3º Trabalho solo do grande mago das teclas... profundo, erudito, ousado, inigualável.
Rick Wakeman é sem dúvida o grande tecladista da nossa época... apesar de eu amar o trabalho do grego Vangelis Papathanasiou, que difere por ser mais suave e tocante... mas Rick é impar por ser mais aventureiro e eclético.
Breve postarei os principais discos de Rick. Sua discografia completa ultrapassa os 90 albuns... vamos na manha...
Boa viagem!
ps: Este post dedico á Merlinus e Samantha do blogger " Poções de Progressivo"... little life for vocês!
Gmpastana.

Mp3 free for all !!

My new tatoo... I get up... i get down....


Mais uma vez quero dizer-lhes que este blogger é feito para compartilhar arquivos sobre Som Progressivo... nunca ganhei nem quero ganhar um real por isto! Faço pelo prazer de compartilhar o que consegui em mais de 20 anos de garimpagem musical...

Se alguem desejar adquirir algum arquivo ( mp3, biografias, fotos... ) sobre progressivo ou similar que eu ainda não tenha postado aqui , entre em contato comigo... compartilharei sem cobrar nada


Gmpastana.